LogoJateí News

Cordão da Bola Preta terá novo centro cultural no Rio

Prefeitura inicia obras no centro do Rio; espaço terá múltiplas instalações culturais

07/02/2026 às 10:06
Por: Redação

O Cordão da Bola Preta, bloco carnavalesco mais antigo do Rio de Janeiro, será contemplado com um novo centro cultural. Localizado na Rua da Relação, número 1, no centro da cidade, o espaço será na sede do grupo e é uma iniciativa da prefeitura.

 

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou nesta sexta-feira (6) o início das obras, previsto para o primeiro semestre deste ano. A expectativa é que as intervenções, que durarão cerca de oito meses, modernizem as instalações.

 

Reconhecido como patrimônio cultural imaterial da cidade desde 2007, o Cordão da Bola Preta é um local de intensa atividade cultural, especialmente ligada ao samba. “São 107 anos de existência e nós nunca conseguimos um momento tão importante para a história, futuro e sobrevivência da maior instituição cultural do carnaval carioca. Essa obra representa tudo para o Bola Preta”, afirmou Pedro Ernesto Marinho, presidente do bloco.

 

O projeto inclui a reconstrução de um sobrado, renovação de fachadas e esquadrias, além de um bistrô, cozinha, hall de entrada, recepção, espaço para shows e área de estar. No mezanino, camarote, hall e banheiros serão implementados, enquanto o pavimento superior abrigará a administração, copa e depósito.

 

A área de 1,2 mil metros quadrados tem capacidade para receber aproximadamente 1.200 pessoas. O local tem como objetivo fortalecer a cultura do centro, destacando o tradicional bloco que fez história em preservar o carnaval de rua.

 

Um Pouco da História do Bloco

Fundado em 13 de dezembro de 1918, o Cordão da Bola Preta nasceu do encontro de amigos no bar Cave de Ouro, na Rua da Carioca. O foco era manter viva a tradição do carnaval de rua, num momento em que o Rio vivia mudanças urbanas e culturais.

 

Utilizando as cores preto e branco desde sua fundação, o bloco manteve-se como um cordão tradicional entre as décadas de 1930 e 1970, com suas marchinhas, metais e percussão. Sua sede, antes na Avenida Treze de Maio, hoje na Rua da Relação, é um importante ponto para músicos e foliões.

© Copyright 2025 - Jateí News - Todos os direitos reservados